Pesquisar

domingo, 3 de janeiro de 2016

Encadernação com encadernadora

Vim hoje contar um pouco da minha experiência com encadernação. Não trabalho exclusivamente com encadernação, mas faço esporadicamente algumas peças.

Em todas minhas experiências, fiz a capa dura com papel Paraná 1,4mm e encapei com diversos tipos de papéis, vou descrever abaixo de cada foto qual papel utilizei. 
Sempre encape com cola! Apesar de encapar com adesivo ser tentador e muito mais prático, é arriscado. Já fiz testes com couchê adesivo e o resultado em bloquinhos foi excelente, tenho de 3 anos atrás perfeito, não descolou. Mas já em cadernos, foi um desastre total.
Se porventura quiser testar adesivo, faça algo para você e coloque em uso diário por 1 ano para ver como será a durabilidade.

O papel Paraná eu compro a placa de 80x100cm e mando para a gráfica cortar no tamanho que preciso.

(Editando: Atualmente, diferente de como eu fazia quando comecei, hoje eu encomendo tanto o papel Paraná, quanto os miolos para os bloquinhos na Lavoro Papéis. Eles cortam nas medidas que eu preciso. Uso papel Paraná de 1,7 ou 2mm) 

Minha encadernadora é a The Cinch amarela (furo quadrado). Hoje, o modelo atual é preto e branco. 
Também existe a de duro redondo, não tem diferença no mecanismo, apenas na estética do furo mesmo.  

Saiba como usar a The Cinch AQUI!


http://click.linksynergy.com/fs-bin/click?id=8HZZjQxhcsQ&subid=&offerid=447438.1&type=10&tmpid=21966&RD_PARM1=http%3A%2F%2Fwww.seriloncrafts.com.br%2Fencadernadora%2Fencadernadora-the-cinch


NUNCA uso papel fotográfico (glossy ou matte) para encapar. Geralmente esses papéis desbotam com a exposição à luz e arranham facilmente. Algumas marcas demoram mais, outras menos, mas acaba que todas desbotam ou amarelam com o tempo e dependendo do produto que você está fazendo, como por exemplo caderno de assinaturas, não são como itens de festa personalizada que depois de um tempo é descartado, o caderno é algo pra ser guardado por anos e anos. Não adianta laminar com contact por cima do fotográfico, ele protege de água e sujeira, mas não da luz. Tem gente que dá sorte, eu prefiro não arriscar.
Utilizo papel metalizado, couchê, couchê adesivo, color plus e offset, compro tudo na Lavoro Papéis. (Cupom de desconto: LAISRIBEIRO)

Sempre imprimo em impressora a laser (a minha é a HP CP1025). Gosto da qualidade, não desbota, não mancha se entrar em contato com água. Também tem a opção de encapar com papéis para scrapbooking, tem cada um mais lindo que o outro.

Alguns papéis (offset, opaline) tem a qualidade de impressão bem legal na jato de tinta e não são fotográficos, porém, é interessante que seja laminado com BOPP ou contact, pois estes não são a prova d'água e qualquer gotinha que cair, mão suada etc, vai manchar a impressão. 

Quanto ao wire-o, para a The Cinch o passo é o 2x1 (2 furos por polegada). O menor tamanho de wire-o para esse passo é o 5/8 (120 folhas) e o maior é o 1 1/4 (230 folhas).
Existe wire-o 2x1 menor que o 5/8, porém, não é encontrado facilmente aqui no Brasil. Não arrisque comprar wire-o passo 3x1 para fazer projetos com menos folhas, a furação não vai bater.
Se seu objetivo é fazer bloquinhos de brinde, daqueles bem fininhos, sugiro estudar sobre as encadernadoras 3x1.



Ahh, eu compro wire-o em atacado na Macplastic (loja virtual). Se quer comprar avulso em vários tamanhos para testar, recomendo a compra na Lavoro Papéis.


Segue abaixo alguns dos meus trabalhos e informações sobre material utilizado na capa.





Capa grossa - Papel Paraná 1,4mm
Encapado com papel para scrapbooking.




Capa grossa - Papel Paraná 1,4mm
Encapado com papel perolizado rosa, mas imprimi os poás rosas mais escuros na impressora a laser.



Capa grossa - Papel Paraná 1,4mm
Encapado com papel offset (sulfite) 120g impresso a laser. 




Capa grossa - Papel Paraná 1,4mm
Encapado com papel color plus preto com arabescos tbm pretos impresso a laser.

Preto impresso no preto dá um efeito super legal! Pena que não consegui pegar um ângulo legal que mostrasse o efeito no caderno inteiro. 



Capa grossa - Papel Paraná 1,4mm
Encapado com papel offset (sulfite) 120g impresso a laser.




Capa grossa - Papel Paraná 1,4mm
Encapado com papel offset (sulfite) 120g impresso a laser.




Capa grossa - Papel Paraná 1,4mm
Encapado com:

- Parte superior: papel perolizado rosa, mas imprimi os poás rosas mais escuros na impressora a laser.
- Parte inferior: papel couchê impresso a laser.





Capa grossa - Papel Paraná 1,4mm
Encapado com papel adesivo couchê, impresso a laser. 
Esses foram meus mais recentes trabalhos com encadernação e o primeiro que fiz utilizando adesivo para encapar. Achei infinitamente mais rápido e prático do que a maneira que eu fazia antes, com cola. Sem contar que é totalmente limpo e não corre o risco de melecar ou manchar, principalmente se a cola que você usar não for livre de ácido.





Ainda tenho muito o que aprender, muitas técnicas que ainda não utilizei, espero aprender um pouquinho com vocês também.
Compartilhe sua experiência com encadernação no grupo Silhouette com Laís Ribeiro, no Facebook. Te espero lá!